petek, 27. marec 2009

Ti si Miguelov prijatelj, ali ne? Tu é que és o amigo do Miguel, não és?

The Municipality of São Sebastião do Rio de Ja...Image via Wikipedia

Unidade 02 Tu é que és o amigo do Miguel, não és?

Poglavje 02 Ti si Miguelov prijatelj, ali ne?


Miguel : Desculpe. Você é o Steve Harris? ** Oprostite. Ali ste vi Steve Harris?

Steve : Sim sou. Sou o Steve Harris. ** Da, sem. Sem Steve Harris.

És o Miguel Santos. ** Ali ste Miguel Santos?

Miguel : Sim, sou. Como estás? ** Da, sem. Kako si?

Steve : Bem, obrigado. ** Hvala, dobro.

Miguel : Estes são os meus pais. ** To so moji starši / To sta moja starša.

Steve : Muito prazer. Como estão os senhores? ** Me veseli. Kako sta, gospa in gospod?

Sr. Santos : Bem, obrigado. ** Hvala, v redu.

D. Ana : Muito gosto, Steve. Bem-vindo a Lisboa. ** Zelo mi je v zadovoljstvo, Steve. Dobrodošel v Lizboni.

Miguel : Esta é minha irmã Sofia. ** To je moja sestra Sofia.

Sofia : Como está, Steve? ** kako si, Steve?

Miguel : E este é o meu irmão Rui. ** In to je moj brat Rui.

Rui : Olá! Tu é que és o amigo do Miguel, não és? ** Živjo! Ti si Miguelov prijatelj, ali ne?


presente do indicativo , verbo ser ** sedanji čas, glagol biti


Pronomes pessoais ** osebni zaimki

Presente do indicativo * sedanji čas

sujeito

afirmativa * ptritdilna oblika

negativa * nikalna oblika

eu ** jaz

sou ** sem

não sou ** nisem

tu ** ti

és ** si

não és ** nisi

você ** Vi

é ** ste

não é ** niste

ele, ela ** on, ona

é ** je

não é ** ni

nós ** mi

somos ** smo

não somos ** nismo

vocês ** vi

são ** ste

não são ** niste

eles, elas ** oni, one

são ** so

não são ** niso


Quem és tu? (Eu) sou o Steve ** Kdo si ti? (Jaz) sem Steve.

Quem é ela? (Ela) é D. Ana. ** Kdo je ona? (Ona) je D. Ana.

Quem são eles? (Eles) são o Miguel e o Rui. ** Kdo sta onadva? To sta Miguel in Rui.

Quem são eles? (Eles) são o Miguel, o Rui e a Sofia. ** Kdo so oni? To so Miguel, Rui in Sofia

Nota : no idioma eslovena tem dual para 2 pessoas e plural para mais de 2. **

Opomba : v slovenskem jeziku imamo dvojino za 2 osebi, množina je za več kot 2.

O Steve é o amigo do Miguel? Sim, é. ** Ali je Steve Miguelov prijatelj? Da, je.

O Rui é o pai da Sofia? ** Ali je Rui oče od Sofije? / Ali je Rui Sofijin oče?

Não, não é. É o irmão da Sofia. ** Ne, ni. Je brat od Sofije. / Ne, ni. Je Sofijin brat.

A Marta é secretária, não é? É, é. ** Marta je tajnica, ali ne? Da, je.

A Sofia não é irmã do Steve, pois não? ** Sofia ni sestra od Steva, ali ne? Sofia ni Stevova sestra, ali ne?

Não, não. ** Ne, ni.


artigos definidos ** določni členi

masculino ** moški spol

feminino ** ženski spol

singular ** ednina

o

a

plural ** množina

os

as

tratamento ** naslavljanje

formal

informal

singular ** ednina

você

o senhor

a senhora

tu

plural ** množina

os senhores

as senhoras

vocês



Miguel : De onde és, Steve? ** Od/ Iz kje si. Steve?


Steve : Sou de Boston, no Estados Unidos de América. E vocês? ** Sem iz Združenih Držav Amerike. In vi?


Miguel : Eu, os meus pais e os dois irmãos somos de Lisboa. ** Jaz, moja starša in brata smo iz Lizbone.

Os meus avós são do Rio de Janeiro, no Brasil. ** Moji stari starši so iz Ria de Janeira, v Braziliji.

A minha avó é professora de português e o meu avô é o director da escola de línguas no Rio de Janeiro. **

Moja babica je učiteljica portugalščine in moj dedek je ravnatelj jezikovne šole v Rio de Janeiru.

A tia Celeste, irmã da minha mãe, é médica no hospital de Faro e o marido, o tio Fernando, é piloto de TAP. ** Teta Celeste, sestra moje mame, je zdravnica v bolnišnici v Faru. Njen mož, stric Fernando, je pilot pri TAP.

Os meus três primos são todos do Algarve. ** Moji trije bratranci so vsi iz Algarva.

Reblog this post [with Zemanta]

Ni komentarjev:

Objavite komentar